sábado, 1 de dezembro de 2007

Bienvenidos a Nicaragua

Hola compañeros !

Após longas, pero muy tranquilas, horas de viagem chegamos à Nicaragua. Minha mala resolveu ficar por Miami e só chegou ontem, domingo. Dureza. Todo o tempo que pensei poder aproveitar para conhecer um pouco mais deste país, ainda fastigado pelas guerras de outros tempos, passei entre o hotel, o aeroporto e centros-comerciais à procura de roupa e afins.

Mas já passou. Obrigado Deus !

Como dizia, a viagem foi ótima, inclusive a passagem por Miami, que rendeu muitas risadas durante todo o extremamente longo e moroso tempo de escala. Aconselho-vos a guardarem sempre 3 horas entre um voo e outro sempre que fizerem uma escala por Miami. Até por uma máquina de tiros de ar e raios ultra-violeta tivemos (a Rita teve) que passar. Mas isto ela explica melhor depois.

Falando da Nicarágua. Nâo gosto de ser injusto para com as pessoas de outros países, mas, infelizmente, há poucas qualidades a destacar, para além da tímida simpatia do seu povo. O sentimento que eu tenho, após conhecer Manágua através da janela de um carro, é de total desgoverno. Parece que toda a gente anda sem uma ordem estabelecida. Nao chega a ser insegurança, porque há muitos polícias na rua. Mas parece que as pessoas nâo estâo muito preocupadas com eles. Para além disto, há muita sugeira, um parque automóvel velho e nada seguro, casas muito simples e nenhuma infra-estrutura para exploraçao do turismo.

Ontem fomos a um mercado de "artesania" e, ao chegarmos, houve quem preferisse regressar ao hotel. Explico. Era um grande largo com um parque de taxis e o mercado estava ao fundo, feito de pequenas "lojas" distribuídas por corredores muito estreitos e escuros. Enquanto passávamos pelo largo, havia muitas pessoas, aparentemente desocupadas e com uma aparência nada convidativa. O próprio motorista do taxi disse uma coisa curiosa, "peligroso peligroso nao é". Hum. Ao menos ele ofereceu-se para andar conosco e assim fomos. Meus parceiros compraram logo umas cositas e, como também tudo já estava a fechar, fomos embora.

Hoje começou a jornada a valer. O vice-presidente da Nicarágua está na sessao inaugural, coisa inédita nestes eventos. Mais. O Presidente Daniel Ortega virá para o encerramento, igualmente inédito.

Depois conto-vos como funciona os transportes públicos. Melhor, mostro-vos como sao os autocarros.

Até mais !

Sem comentários: