terça-feira, 30 de outubro de 2007

Lis/Brag/Lis

Aqui fica o registo da viagem a Bragança pela Aerocondor!

Voos subsidiados sempre!

Uma viagem até Bragança, para quem não sabe, demora cerca de 8h de autocarro (expresso!), 6h de automóvel e comboio, meus amigos, não é opção porque só existe até Vila Real... por estas e mais razões (incluindo os custos, o bilhete de ida e volta custa apenas 117€), 'our president' aprovou a minha viagem a Bragança pela Aerocondor.

Segui para o Terminal 2 (sim, o novo terminal do aeroporto da Portela apenas para ligações nacionais), com uma expectativa moderada porque já me tinham dito que a viagem se fazia bem, apesar da turbulência. Quando cheguei perto da aeronave fiquei apreensiva: avião pequeno e de hélice (confesso que no misto de emoções, estava também a achar piada). Cerca de 16 pessoas enchiam o avião, o que indicava que a ponte aérea era solução para uma quantidade razoável de pessoas. No interior, cada passageiro tem a sua janela (não, não há lugares de janela e de coxia!) e tem a liberdade de escolha do lugar (não há lugares marcados, portanto). Podemos visualizar o cockpit e as manobras dos botões (as cortinas estão totalmente abertas durante toda a viagem ). Começam por fazer passar por todos os passageiros um saco com tampões para os ouvidos (o barulho é ensurdecedor, percebi depois). Comissários ou hospedeiras, não existem... Neste voo contamos 'apenas' com o piloto e co-piloto. Ouvimos o discurso da praxe com algum feed-back e lançamo-nos ao céu nacional.

Durante e após a descolagem, a turbulência, o ruído e de certa forma o cheiro a gasolina, fazem-se sentir, até a aeronave chegar ao nível a que fazemos toda a viagem. O resto, é pacífico! A viagem é feita a uma altura 'porreira, pá' que dá para avistar todos os campos, casinhas, estradas, estradinhas, piscinas, laguinhos, rios, riachos, etc.
De referir que antes de chegar ao destino, ainda se faz uma descida até Vila Real passada 1h da saída da Portela e depois mais 15/20m, chegamos em Bragança.

O mais engraçado de tudo é que no Terminal 2 se passa igualmente pela segurança, com visualização das malas e controlo de líquidos! Como levei apenas uma porção de champô e de gel de banho e como as embalagens não tinham marca (daquelas embalagens que se compram agora para não levar mais de Xml), tive que colocar uma porção de cada líquido na mão para provar que não eram inflamáveis, talvez, ou mesmo corrosivos, sei lá. As técnicas dos tipos, hã?

De regresso, missão cumprida.

Deixo aqui um vídeo da descolagem de Vila Real.

Bj,
Joana

PS - Estes voos são subsidiados pelo Estado português, mas já li que estão a cancelar alguns voos diários por falta de comandantes e de €, também pelo atraso no pagamento dos subsídios por parte do Estado. Onde é que eu já ouvi isto?



Sem comentários: