Mostrar mensagens com a etiqueta China. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta China. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Congelando em Pequim



Oi pessoal!!!! Já estou mesmo na recta final!!! Tou cheia de saudades da minha filhota!!!
Bem mas não foi para saudosismos que este blogue marado foi criado.
Quando me disseram em Shenzhen que íamos apanhar 1º em Pequim....corri logo para o centro comercial "Rainbow" (muito bom, by the way, mas mto caro!), entusiasmada com o repto das compras para o inverno. Comprei um kispo mtpo giro e barato (em saldo) custou 15 euros e umas botas de cabedal, com desing giro por 330 yuan (33 euros). Quando cheguei a Pequim dei por ser o dinheiro melhor empregue até hoje!!! Estava um frio de rachar na Grande Muralha! O pessoal de timor leste e de Angola que só veio de chinelos e com umas camisolinhas, correram a comprar gorros, polos, luvas etc a encher os bolsos dos chinocas da candonga que por lá pululam...
Tive que me chatear com uma chinesa que me vendeu um fato de treino da Grande muralha por 100 yuan (10 euros) depois de me ter pedido 260...Depois, os meus colegas vieram atrás e começaram a comprar polos da grande muralha por 40 yuans! Disse à chinessa para me devolver o dinheiro que tinha dado pelo fato de treino e ela não queria...Então disse-lhe que se não me queria dar o dinheiro tinha que me dar um polo de borla! A "tipa" lá disse que sim, e eu vim moderadamente satisfeita...com a sensação de não ter sido totalmente engrupida...!
Depois outros colegas compraram o mesmo polo por 25 yuan! É fantástico!
A Grande muralha é um monumento magnífico, mas ontem estava lá meio mundo pelo que tornou a nossa visita mais penosa. E depois com o vento frio a cortar a pele...imaginem!
Nada que uma boa aguardente chinesa não ajude a superar!!!

Á tarde formos ao Palácio de Verão, onde o imperador passava os verões com o seu séquito. Também é um regalo para os olhos.


Acabámos a noite muito cansados...Aqui a vida é dura...o hotel está localizado na ultraperiferia de Pequim. Não há café, nem sequer arroz para comermos ao pequeno almoço. amanteiga é rançosa e tivémo de implorar por uma torradeira. Para beber... só chá, tivémos de implorar por água.

Não há lojas nem shoppings, apenas uma loja de tabaco, uma casa de chá e uma farmácia 2 em um: farmácia e sex shop (é verdade!!).

Enfim, ainda nos fartámos de rir com este conceito que eu nunca tinha visto!

Bem caríssimos. Estou quase a regressar e espero partilhar as fotos convosco.
Só ontem me apercebi que na 5ª feira é feriado!!!IUPIIII!

Beijocas grandes e bom trabalho,
Rita

PS: a primeira imagem é da grande muralha, a segunda do palácio de verão.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

China2007

Olá Pessoal !!!!!

Ni hao? Wo hen hao xiexie....

Bem, aqui vão as minhas impressões sobre a minha viagem ao “Império do Meio”...
Macau está completamente mudado desde a última vez que cá estive em 2000. Desde então, dos 11 casinos que existiam, foram construídos mais 15, muitos deles megalómanos como o Venetian, o tal maior do mundo, investimento americano. É uma espécie de uma réplica de Veneza. Tem realmente as Gondolas a circularem dentro e fora do edifício que tem mais de 3 mil quartos.
Nunca vi uma área de jogo tão grande num único edifício...são centenas de km2 de jogo...uma loucura absoluta!
Está em construção um casino debaixo de água e muitos outros na ilha de Taipa que mais parece o maior estaleiro de obras do mundo.
Depois há o Sands, o Wynn, o Grande Lisboa...tudo mega casinos, super modernos. A zona de bares que havia (a que chamavamos as docas) tá muito rasca, com pessoal da pesada, muito excêntricos e meninas russas, romenas, tailandesas, etc a bambolearem-se em cima dos bares e à volta do “pau”.
Há também bares espectaculares como o Sky21 com uma vista fabulosa sobre o rio e as pontes e excelentes grupos a tocarem.
Parece que o Governo se rendeu aos prazeres da corrupção e destes novos casinos, apenas a um foi atribuída a licença por concurso. Os outros foram todos negociatas com a participação dos membros do governo.
A qualidade de vida da população diminuiu consideravelmente com as rendas de casa a subirem astronomicamente e os salários estagnados. Começa a haver manifestações de rua, coisa a que Macau não está habituada...
Os miúdos maiores de 18 anos saem da escola para se dedicarem ao jogo. Fazem um curso de croupier de 4 meses e vão para os casinos ganhar 20000 patacas por mês (cerca de 2000 euros).
De resto, o programa em Macau foi muito intenso, com muitas conferências (sim, eu almocei com o António Costa (estava lá como Presidente da UCCLA) e fiz uma apresentação com ele a assistir...uma enorme responsabilidade!!) , almoços e jantares protocolares (muito bons, mas o quilo que perdi no Vivafit ressuscitou das cinzas...e acho que vai deixar descendência!!!) , muita fotografia e muito discurso, á boa maneira chinesa...
O grupo de países de língua portuguesa é giro, com os Cabo Verdianos muito simpáticos, os angolanos muito cómicos, um brasileiro da ANATEL...muito brasileiro!!! (Ernani, depois eu explico!) e um outro com fixação pelo Acordo ortográfico que Portugal não está a implementar (era só o que me faltava!!!).

Agora Shenzhen...é o máximo!!!! É super moderno e é o paraíso das compras de equipamentos electrónicos!!

Há prédios de vários andares todos eles com venda de equipamentos e componentes de electrónica. Podes começar no piso de baixo a comprar parafusos e microchips e acabar a comprar computadores topo de gama no ultimo piso. Podem comprar motherboards, telelés, pdas, ipods, pen-drives, computadores marca chinesa e internacional, aparelhos de navegação gps, máquinas fotográficas, câmaras video, TVs, faxes, máquinas fotocopiadoras, tudo o que possam imaginar... é um mundo....bem mais barato que Portugal!

O amigo brasileiro já comprou um computador, uma máquina fotográfica, dois Ipod e não sei o que vai trazer amanhã de Hong kong...

Ontem de noite fui às massagens. Escolhemos qual a massagem de 2 horas que queremos e outra coisa opcional gratuita (massagem aos pés, à cabeça, manicure e massagem de mão etc). Depois entramos, poém-nos uma pulseirinha no pulso com um nº e pomo-nos em "pelota". Mandam-nos logo tomar um duche e depois vestimos uma espécie de "pijama" bastante confortável e entramos para uma sala enorme, em plateia, cheia de wsofás reclináveis com ecrãns para as pessoas verem tv enquanto lhes tratam da "saúde"...! é espectacular, parece um casino! Depois lá vem a massagista. Pedi uma massagem à cabeça como o opcional e lá estive meia hora a ser massajada (caramba...ás vezes até doía, tava e ver que ficava sem coro cabeludo...!!!). Depois da sessão de pancada na cabeça vamos para a sessão de duas horas de mais "pancada",(sim, aquilo é a doer....mas vale muito a pena!) num quartinho privado com uma cama grande e uma tv. De seguida vem uma massagista que massaja a parte de cima do corpo (virados de costas) com oleos aromáticos e depois vem outra que nos trata das "partes baixas" - rabo, pernas e pés.
Depois vem a primeira e viramo-nos de barriga para cima e então esta massaja a cabeça (de novo mas mais suave) copro todo (inclusive as maminhas!)...aos homens não sei o que fazem mas quando saí tinha um meu colega de Angola desfeito em sorrisos marotos como quem esteve a "pecar"!!!
Hoje tivemos tarde livre a partir das 16.00h e fomos todos para as compras. Comprei dois teleles (um p mim outro para maridão), um kispo e umas botas para Pequim, onde vamos encontrar temperatura de 1ºC à noite. É claro que vim desprevenida...

Bom pessoal, uma grande beijoca para todos!
Trabalhem muito!....E divirtam-se mais!!!!!Keep up the spirits!

PS: Espero que se mantenham vivos com tanta azáfama de Jornadas de Inovação!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Aguardando voo em Heathrow...

Oi pessoal da pesada! Tudo a inovar?
Toca a trabalhar pessoal! Eu ca vou a caminho do "imperio do meio", ainda em Londres, aproveitando para inaugurar o blogue.
Ate agora tudo muito tranquilo...Isto de ter um cartao "gold" da Iberia, da-me acesso aos lounges das companhias aereas que pertencem ao grupo "oneworld", pelo que posso descansar entre voos, ler as "economist", "time", "business week" and so on todas, aceder a internet para ver mails e tagarelar em blogues e ainda...ter acesso a comida!!!Muita comida e bebidas.....for free!!!
E fantastico! Heathrow e um mundo de gente, da mais maltrapilha a mais sofisticada, diferentes etnias e idiomas e....muito americano...tou farta do "american accent" nasalado...
Bom pessoal, por agora e tudo. Quando tiver de novo oportunidade (e coisas interessantes para contar) volto a escrever.
Beijocas muitas e...boas conversas matinais (nada de falar de sexo que isso desconcentra...!).
Rita